sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Andebol e CrossFit

Boa tarde,

depois do grande incremento na prática do CrossFit nos ginásios de tudo o mundo e também nos treinos dos desportos colectivos, decidi de partilhar o minha opinião sobre isto. Espero também  que vocês partilhem as vossas ideias.

O CrossFit é um método de treino que nasceu nos Estados Unidos para "formar" os Marines com treinos cansativos, especialmente devido à ausência, ou quase, de descanso. O conceito principal do CrossFit é a alta intensidade e a ausência do descanso. Ao olharmos no site oficial de CrossFit (http://www.crossfit.com/) descobrimos que uma outra peculiaridade desta disciplina é a variedade do treino: cada dia mudam os exercícios, as repetições, as séries...toda a estrutura do treino. Os exercícios básicos do CrossFit são: agachamentos, peso morto, flexões, elevações, saltos, kettlebell, bola medicinal, etc... Em alguns treinos ha também partes de corrida, remo e natação.

Uma vez elencados as principais características do CrossFit, agora podemos fazer algumas reflexões sobre uma possível aplicação no treino de andebol.

A primeira coisa é olhar para a definição geral de treino. Já assim podemos perceber que o CrossFit não considera algumas características básicas do treino. O facto que cada dia o treino seja diferente, não está de acordo com o conceito do progressivo aumento da carga com uma organização sistemática.

Ao analisarmos o modelo da prestação no andebol, podemos ver como as fases de descanso e recuperação sejam muitos importantes. Um dos objetivos do treino deveria ser a optimização destas fases de recuperação, para preparar o jogador para a próxima ação de alta intensidade no melhor modo possível.
O CrossFit não tem fases de descanso e este facto, segundo a minha opinião, não "ensina" ao jogador a gerir as próprias energias. Por isso, o CrossFit parece-me altamente não específico.

Sempre falando sobre o conceito da recuperação, acho que o método "Tabata", muitas vezes usado no CrossFit, é muito interessante. Este método prevê series de 4' ou 8' com 4 exercícios repetidos seguindo o esquema 20'' de trabalho, 10'' de descanso. Um treino com esta metodologia, respeita muito mais o modelo de prestação do andebol.

Falando das coisas positivas do CrossFit, pessoalmente adoro as maiorias dos exercícios usados: flexões, elevações, agachamentos, saltos, barras, etc... Acho que são meios do treino ótimos para o desenvolvimento da força dos jogadores de andebol. Estes meios permitem a administração dos exercícios para o andebol com "liberdade de movimentos" para os jogadores, sendo assim altamente específicos para este desporto.

Em conclusão, gostava de dizer que, não havendo ainda estudos científicos sobre os efeitos do CrossFit nos atletas, tudo o que eu escrevi neste post, é uma minha opinião, que vem da minha experiência profissional. Por isto gostaria muito de conhecer as vossas opiniões.

Cumprimentos

Sem comentários:

Enviar um comentário